Estudo aponta 1,6 bilhão de casos de roubo de dados pessoais na internet

A pandemia da covid-19 afetou em muito a forma como os brasileiros acessam a internet. O uso de serviços de streaming de filmes, aplicativos de delivery, uso das redes sociais, compras online, home office, aulas e cursos digitais, entre outros, levaram o Brasil, no último ano, a um aumento entre 40% e 50% do uso da rede, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com a Akamai, empresa líder em proteção e entrega de experiências digitais, o tráfego global de dados chegou a subir 30% em um único mês ao longo do período.

A complexidade necessária para a prestação de serviços totalmente digitais também representa riscos. Segundo Helder Ferrão, Gerente de Marketing Latam da Akamai, a integração de diferentes soluções dentro dos websites, como um chat via rede social, um bot para atendimento, a estrutura de pagamentos online e scripts de acompanhamento da navegação, por exemplo, fazem com que um site seja composto por dezenas de sistemas diferentes, aumentando a vulnerabilidade.

“Nesse momento a segurança passa a ser ainda mais importante, pois vários desses códigos podem conter brechas e tornar toda a estrutura vulnerável. Tratando-se de um serviço que reúne informações como nome, telefone, endereço e dados de cartão de crédito, o resultado pode ser desastroso”, comenta Ferrão. Um estudo realizado pela empresa em 2020 revelou que cerca de 80% de todos os sites na web apresentam ao menos uma falha de segurança.

Roubo de credenciais

O roubo de credenciais tem se tornado a técnica preferida de cibercriminosos, que coletam informações roubadas das empresas ou mesmo por meio de terceiros (informações compradas ou vazadas) de usuários e as usam em vários websites, esperando conseguir acesso a bancos, contas de redes sociais e servidores de e-mail, por exemplo. Em um relatório de 2020 da Akamai, o Brasil estava em 3º lugar no ranking dos países fonte de ataques.

Notícias recentes

Advocacia online:
Conte com os melhores advogados do país.

Contato

Preencha seus dados e aguarde nosso contato.