O que fazer se a Avianca cancelar o meu voo?

direito do consumidor para cancelamento de voo

Recuperação judicial da companhia não extingue deveres dela com os passageiros

A recuperação judicial da companhia aérea Avianca tem causado inúmeros problemas aos passageiros. Atrasos e cancelamentos de voos geram transtornos para quem comprou o bilhete e não tem nenhuma relação com o que está acontecendo. Para se ter uma ideia, foram quase 600 voos cancelados de janeiro até a primeira semana de maio.

Se você foi ou é passageiro da Avianca, precisa ficar atento aos seus direitos no caso de cancelamento de voo. A primeira coisa importante de dizer é que a situação da companhia não extingue os deveres dela com os consumidores.

Assim, no caso de cancelamento de voo, você deve seguir as mesmas recomendações gerais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e optar por uma das alternativas:

– Restituição do valor já pago;
– Remarcação em um voo futuro da companhia; ou
– Realocação em voo de outra companhia em data disponível.

Caso o voo cancelado faça parte de uma conexão, a Avianca também deverá oferecer comunicação gratuita, alimentação adequada e/ou hospedagem durante o período de espera do passageiro.

Antecedência

Como a Avianca está passando por turbulências desde dezembro, já é possível prever alguns problemas. Diante desse cenário, a própria companhia aérea recomenda que os passageiros façam uma checagem, com até 72 horas de antecedência, do status do seu voo. Caso até esse horário o seu voo não esteja na lista de cancelamentos, nenhuma ação é necessária e o voo será mantido conforme o programado.

Caso o seu voo esteja na lista de cancelamentos e as passagens tenham sido adquiridas via canais diretos da Avianca (site/app, call center ou lojas), a empresa entrará em contato para oferecer reembolso ou opções de reacomodação.

Em último caso, se o voo estiver na lista e o você adquiriu as passagens via agências ou sites de viagem, entre em contato diretamente com estas empresas.

Em todos os casos, se você não conseguir atendimento da Avianca (ou qualquer outra companhia área) ou se sentir prejudicado com o posicionamento da empresa, procure pelos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação. Você também pode pleitear seus direitos na justiça.

Entenda a situação da Avianca

A companhia está sofrendo ameaças de retomada de aviões por credores e de cancelamento de voos em alguns aeroportos por falta de pagamento de taxas aeroportuárias. A Avianca está em recuperação judicial desde dezembro e com o leilão dos ativos suspenso, a situação tem se agravado.

A companhia aérea já teve aviões confiscados e quase teve todos os voos suspensos em Guarulhos (SP). Operações da área nos aeroportos do Rio Grande do Sul e Ceará também já correram risco de serem suspensas por inadimplência.

Questionada sobre eventuais cancelamentos de voos, a aérea responde, em nota,  que “devido a uma possível redução da sua frota e visando minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros”, decidiu fechar a venda de diversos voos diários e cancelar pontualmente voos conforme lista disponível no site da companhia, que será atualizada diariamente.

Veja a dica da Dra. Ana Victória sobre cancelamentos de voos!

 

Tags:

One thought

  • Quanta qualidade! Faz tempo que não vejo tanta informação bem detalhada em um só post, a informação bem repassada que faz a diferença. Eu como leitor amo isto, trabalho excelente!

Deixe uma resposta