Bula dos Medicamentos

A bula consiste em um documento legal sanitário que contém informações e orientações sobre um medicamento, necessárias para o uso seguro e tratamento eficaz.

Existem dois tipos de bula, quais sejam: a Bula para o Paciente e a Bula para o Profissional de Saúde. Como o próprio nome indica, a primeira é aquela destinada ao paciente, com termos mais acessíveis e diretos, enquanto que a segunda, é aquela destinada ao profissional, com termos mais técnicos e informações mais complexas.

A indústria responsável pela produção do medicamento é que tem a obrigação legal de prestar todas as informações necessárias para o uso adequado e os possíveis problemas e cuidados relacionados ao produto.

A legislação que trata de assuntos específicos relacionados às bulas de medicamentos para pacientes e para profissionais de saúde é a RDC n° 47/2009, e adicionalmente, tem-se a RDC nº 137/2003, que trata sobre frases de alerta para bulas e rótulos de medicamentos.

Por fim, há ainda que se ressaltar a existência do Bulário Eletrônico, sistema desenvolvido para facilitar o acesso rápido e gratuito pela população e profissionais de saúde às bulas, o qual se tem acesso pela internet, bastando incluir o nome do medicamento na pesquisa.

Redação Kolbe Notícias

Notícias recentes

Advocacia online:
Conte com os melhores advogados do país.

Contato

Preencha seus dados e aguarde nosso contato.